Curiosidade: Segure a onda: Autocontrole depende de uma recompensa futura e até mesmo de sua genética


Capa da revista sobre a reportagem que menciono


O Terapeuta Analítico Comportamental Rodrigo Nunes Xavier, da Equipe Psicologia e Ciencia, participou de uma matéria da Revista Galileu, muito interessante que relata sobre o autocontrole.




“Autocontrole depende de uma escolha que custa perdas momentâneas, mas promove uma recompensa a longo prazo.”
“É como negar um bolo agora para ter um corpo bonito depois ou deixar de brigar com o namorado para manter um relacionamento estável.”

Para quem se interessar: Revista Galileu

Comentários

Nânci disse…
Boa tarde,
Tenho a felicidade de ser mamã de um menino de 5 anos. Como educadora atenta e preocupada que sou, gostaria de perceber qual a forma mais adequada para ajudar o meu filho a ter autocontrolo sobre questões de frustação e moderar a reactividade negativa que por vezes apresenta.
Teria todo o gosto que me ajudasse, por favor.
Obrigada!
Nânci
Nanci,
Uma das melhores formas e mais eficaz é uma boa conversa. Toda a criança que tem uma boa conversa em casa acaba apresentando um entendimento de seus sentimentos e uma elaboração e compreenção do que acontece ao redor. Nomear e validar o sentimento da criança, assim como tentar compreender o turbilhão de coisas que a criança está passando. O autocontrole virá somente depois da criança entender e elaboar o que acontece com ela e ao seu redor, o que demorará um pouco ainda, já que ele tem 5 anos. A frustração é necessária para a criança, é assim que ocorre o crescimento.
Converse mais!
Em poucos dias postarei um texto sobre conversa com criança e depois gostaria de saber sua opinião.

Espero ter ajudado!
Marga Ferreira disse…
Tenho filho tem 10 anos tem esse mesmo problema já fiz exame bate um raio x eu já não sei mais o que fazer ele diz que não sente na hora que as fezes estão saindo porfavor me ajude
O médico diz que é o megacolo um destino grande mas antes eu não tinha isso a barriga dele é grande ele tava cheio d vermes ja tomou os remedios,mas abarriga continua grande.continua se vazando.eu moro em são luís no maranhão espero uma resposta
Meu email.margosexy18@gmail.com
Anônimo disse…
Tenho uma filha que vai fazer 15 anos e ela nao consegue fazer coco, ela fala que tem medo pois muitas vezes que ela fez doeu e tem medo que isso aconteça sempre entao ela segura o coco ate por mais de 1 mes dai quando chega ao estremo ela faz tomando um laxante e ela ve que nao doi, mas isso se repete varias vezes e eu nao sei o que fazer ja falei com ela , fiquei do lado mas nao adianta nao sei o que fazer para isso parar
Marjory Bueno disse…
oi me chamo marjory tenho um filho de seis anos ele teve síndrome nifritica ( problema no rim)e tem pressão alta eu comecei tirar a fralda dele uma meses antes dele entrar no jadim 1 eu consegui ,ele fazia no banheiro bonitinho mas quando ele entrou no jardim 2 ele começou fazer Côco na calças na frente dos amigos sem vergonha nenhuma e em casa também na frente de todos que ficam perto dele já bati já coloquei ele de castigo já tirei o que ele mais gosta mas não adianta eses dia ele melhorou por 2 dias de pois continua fazendo nas calças falaram que era por causa da irmã de 2 anos mas ela está fazendo avezes e quando faz na fralda ela se esconde para fazer e fica brava se algue m chega perto mas ele não ele faz é quando escorre pelas pernas e cai no chão ele sai de perto e continua brincando até agente sentir o cheiro e vê que ele fez nas calças na escola a mesma coisa por favor me ajudem
Marjory Bueno disse…
oi me chamo marjory tenho um filho de seis anos ele teve síndrome nifritica ( problema no rim)e tem pressão alta eu comecei tirar a fralda dele uma meses antes dele entrar no jadim 1 eu consegui ,ele fazia no banheiro bonitinho mas quando ele entrou no jardim 2 ele começou fazer Côco na calças na frente dos amigos sem vergonha nenhuma e em casa também na frente de todos que ficam perto dele já bati já coloquei ele de castigo já tirei o que ele mais gosta mas não adianta eses dia ele melhorou por 2 dias de pois continua fazendo nas calças falaram que era por causa da irmã de 2 anos mas ela está fazendo avezes e quando faz na fralda ela se esconde para fazer e fica brava se algue m chega perto mas ele não ele faz é quando escorre pelas pernas e cai no chão ele sai de perto e continua brincando até agente sentir o cheiro e vê que ele fez nas calças na escola a mesma coisa por favor me ajudem

Mais Visitados