Gagueira



A gagueira é uma interrupção na fluência verbal que se caracteriza por repetições ou prolongamentos de sons e sílabas. Essas vacilações na fala não são prontamente controláveis e podem ser acompanhadas por outros movimentos e por emoções de natureza negativa, tais como medo, embaraço ou irritação.

A gagueira do desenvolvimento é um distúrbio muito freqüente: aproximadamente 1% da população sofre desta condição e costuma surgir entre 2 e 5 anos de idade.

Sua taxa de recuperação é de até 80% e não está claro até que ponto esta recuperação é espontânea ou induzida por terapias precoces de fala.

Mas o que causa a gagueira?

Provavelmente uma junção de diversos fatores esteja na gênese do problema
.
- Fator Genético: Não está bem estabelecido mas a ocorrência em membros da mesma família reforça a suspeita de que a gagueira provavelmente possui uma causa genética.

- Fator Social: Ocorre quando a criança, dotada de pré-disposição orgânica, está inserida em um ambiente propício ao desencadeamento da gagueira - ambiente muito agitado ou com pessoas que falam muito rápido.

- Fator Psicológico: A gagueira não á causada por problemas emocionais, podendo atuar como agravantes da mesma.

Sintomas
-os sons são prolongados - se arrasta por um período maior que o esperado;
- os sons são bloqueados - frase precedida por silêncio.
- sons e sílabas se repetem👉🏻expressão de tensões faciais, piscar de olhos, tremores de lábios, dentre outros movimentos involuntários.

Buscando auxílio Se a gagueira persistir por mais de 8 semanas, faz-se necessária a procura por um fonoaudiólogo especialista na área.

Ajudando seu filho... .
- Ouça seu filho com atenção e naturalidade enquanto fala;


- 👉🏻fale sem pressa, devagar mas sem perder a naturalidade da fala;
- - 👉🏻incentive todos os membros da família a serem bons ouvintes;


👉🏻crie um ambiente o mais relaxante e tranquilo possível;
👉🏻durante interações diárias, evitar de chamar atenção para a gagueira;
👉🏻não punir, não criticar e não reagir negativamente à gagueira. Tenha sempre em mente que a gagueira é individual, intermitente e involuntária.