Dúvidas Frequentes



Saiba mais sobre o processo de terapia infantil






O que é Psicoterapia Infantil?
É um processo que investiga e identifica os problemas que impedem o desenvolvimento saudável da criança, ajudando-a a lidar com as dificuldades e melhorar sua vida. O psicólogo ajuda a criança a se conhecer e expressar sentimentos de forma adequada, para que possa ser compreendida pelos adultos à sua volta.

Como o psicólogo infantil trabalha com as crianças?

O trabalho com a criança é realizado por meio de jogos, brincadeiras e histórias, pois a linguagem lúdica é a maneira pela qual a comunicação é melhor efetuada com o universo infantil. As crianças representam por esse meio o que acontece em seu ambiente familiar, social, afetivo e como interage com ele. Desta forma, criança e psicólogo descobrem, organizam e tratam os conflitos que perturbam o seu desenvolvimento saudável.

Como sei se o meu filho precisa ir à um psicólogo e fazer um tratamento psicoterápico?
 
A criança ainda não possui conhecimento suficiente para identificar e entender quando algo não está bem no seu desenvolvimento emocional e social, então a criança expressa no ambiente, através das mudanças de comportamento (agressividade, timidez, medo e recusa à ir a escola entre outros) suas dificuldades . Algumas vezes, nós pais, nos sentimos perdidos ao lidar com estas situações que fogem ao nosso controle, tolerância e compreensão. Esse é o momento de procurar um psicólogo e buscar orientação para entender o que está acontecendo.

Se meu filho fizer psicoterapia eu também preciso fazer?
 
Não, isso não é uma regra. Se seu filho fizer psicoterapia, o psicólogo infantil terá encontros com vocês pais, para orientá-los em relação à problemática apresentada pela criança e aos procedimentos que a família deve efetuar para ajudá-la a resolver e superar suas dores emocionais.

Porque o psicólogo infantil, quando está tratando de uma criança, conversa regularmente com os pais? Essas conversas são mesmo necessárias?

Essas conversas são essenciais. É por meio delas que os pais irão expor suas dificuldades e dúvidas em relação ao problema que enfrentam e que envolvem as crianças e receberão orientação para lidar com elas.No tratamento psicológico de crianças é fundamental a participação dos pais; é a união entre psicólogo e pais que garantirá o sucesso do tratamento.

Quais os problemas mais freqüentes que levam uma criança a fazer terapia?

São vários os problemas que levam uma criança a fazer terapia. Na maior parte das vezes, estes problemas estão relacionados ao ambiente familiar ou as dificuldades de aprendizagem e convívio social. Alguns exemplos são: agressividade com outras crianças inclusive irmão; dificuldades escolares; recusa a ir à escola; problemas relacionados à falta de limites (birra, teimosia); irritação; timidez; enurese; encoprese; medos e fobias entre outros.Vale ressaltar que a depressão infantil é um problema freqüente e importante, e que necessita de intervenção imediata.Você encontrará a descrição de vários problemas e alguns dos seus sintomas nos post desse blog.

Por Simone Barbosa Pasquini

Nenhum comentário: