Cinema de Ninar - "O Caminho das Gaivotas"


Coprodução entre Brasil e Cuba, animação retrata a solidão na infância e resgata a tradição de contar histórias.

Este desenho conta a história de crianças abandonadas, não aquelas que vivem nas ruas pedindo dinheiro, ou as órfãs abandonadas por pais e parentes, mas sim as que sofrem o abandono de querer falar e não serem ouvidas. "É para as que não escutam mais canções de ninar ou cantigas de roda, mas sabem de cor jingles publicitários. A elas é dedicado o curta O Caminho das Gaivotas, a primeira produção da série Histórias do Coração", diz Flavia Guerra em sua reportagem, e completa relatando, "e este comum vai além da latinidade estereotipada. Mais que a música, o arroz com feijão, a negritude, a alegria brasileiras e cubanas, a série quer dar voz a crianças que, cubanas ou brasileiras, querem se comunicar".

"Não conseguia imaginar como uma criança tenta chamar a atenção de um adulto e não é ouvida", diz Harold López-Nussa, jovem maestro cubano que musicou o filme: "as crianças estão sim abandonadas. É um abandono sutil, físico e emocional".

"Para Patrícia, que percorreu Cuba e Brasil, ouvindo a opinião de muitos velhos e crianças, a infância precisa ser ninada. "E é por isso que o filme se tornou uma história e uma canção de ninar. A criança precisa ser acolhida. Quando se põe uma criança por cinco horas na frente da TV, ela está abandonada", contou a coordenadora da "frente Brasil" do projeto financiado pela Secretaria do Audiovisual.

"Tem coisa mais triste que uma menininha que rodopia feito pião para tentar ser ouvida pelos adultos? Que brinca sozinha? Eu assistia ao filme e dizia: "Ela está sofrendo muito". diz a cantora Omara Portuondo que participou do filme
"O Caminho das Gaivotas é um filme feito parar e refletir. Repensar propostas, caminhos e objetivos. Construir, abrir outros. Conciliar interesses. Desconstruir olhares. Relativizar. Pesquisar. Ouvir e dialogar. Trocar. Experimentar. Agir."

Todas essas ações estão conjugadas no processo de criação, desenvolvimento e produção da animação O Caminho das Gaivotas.

Esses são os trechos de uma reportagem interessante de um desenho que será estreiado em junho no Brasil. São trechos, frases que nos fazem pensar em nosos comportamentos, além de instigar nossa curiosidade em relação a este filme.




Fonte: Flavia Guerra - O Estado de S.Paulo e Animãção Brasil-Cuba

Um comentário:

Angela Pinotti disse...

Adorei o blog, o conteúdo e as dicas. Grata 🙌