Maus tratos pode ser fisicamente doloroso para uma criança de imediato e a longo prazo



Nova pesquisa indica efeitos adversos sobre a saúde física, por décadas.

Uma pesquisa que acompanhou 1.000 crianças nascidas em 1970 na Nova Zelândia, e uma segunda pesquisa realizada com 2.200 crianças nascidas em 1990 na Grã-Bretanha descobriu que o estress e traumas causados por diversos tipos de violência, agressão, maltrato por adulto ou ter as necessidades básicas negligenciadas, na maioria dos casos essas crianças podem desenvolver problemas comportamentais ou emocionais. Esse dado já é conhecido por todos, mas esta pesquisa foi além, pois relata que as experiências de estresse também podem levar a alterações físicas escondidas no corpo de uma criança, ou seja além dos sintomas de ansiedade, depressão ou reações agressivas, esta criança pode ter efeito a longo prazo, ou seja, durante décadas em seu organismo.

"Estressores que precipitam problemas emocionais para as crianças pequenas também podem prejudicar a sua saúde ao longo da vida. O fardo das doenças do adulto podem ser reduzidos se conseguirmos melhorar o bem-estar psicológico das crianças.Grandes avanços tem sido feitos para desenvolver tratamentos eficazes para crianças com problemas emocionais e comportamentais, mas apenas uma fração dessas crianças recebem." Relata os psicólogos norte americanos Terrie e Caspi Avshalom.

Esta informação é rica para a atual geração, já que há grande possiblilidade de viverem além dos 80 ou 90 anos, então porque não viver de forma saudável, produtiva e agradável!!!

Por Simone Siqueira Barbosa

Nenhum comentário: