Reflexão: A criança é feita de cem

A criança é feita de cem.


A criança tem cem mãos, cem pensamentos, cem modos de pensar, de jogar e de falar.


Cem, sempre cem modos de escutar as maravilhas de amar.


Cem alegrias para cantar e compreender.


Cem mundos para descobrir. Cem mundos para inventar.


Cem mundos para sonhar.


A criança tem cem linguagens (e depois, cem, cem, cem), mas roubaram-lhe noventa e nove.


A escola e a cultura separam-lhe a cabeça do corpo.


Dizem-lhe: de pensar sem as mãos, de fazer sem a cabeça, de escutar e de não falar,


De compreender sem alegrias, de amar e maravilhar-se só na Páscoa e no Natal.


Dizem-lhe: de descobrir o mundo que já existe e de cem, roubaram-lhe noventa e nove.


Dizem-lhe: que o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia, a ciência e a imaginação,


O céu e a terra, a razão e o sonho, são coisas que não estão juntas.


Dizem-lhe: que as cem não existem. A criança diz: ao contrário, as cem existem.

Loris Malaguzzi

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