Uma noite em claro pode trazer euforia e comportamento de risco


Pesquisadores da Universidade de Berkeley e Harvard Medical School estudaram os cérebros de jovens adultos saudáveis ​​e descobriu que o circuito de prazer ganha um grande impulso após uma noite de sono mal dormina.

Além de provocar mal humor e tornar o jovem temperamental, esse estudo mostrou um conhecido efeito colateral menor de privação de sono que é a euforia de curto prazo que potencialmente leva a julgamentos pobres. 

O cérebro provoca impulsos que estimulam sentimentos de euforia, recompensa e motivação que por um lado parece ser vantajoso este sentimento otimista mas pode ser prejudicial se as pessoas estão tomando decisões impulsivas que levam a comportamentos de risco, o estudo sugere.

"Quando funciona corretamente, o cérebro encontra o ponto ideal no espectro do humor. Mas o sono do cérebro privado vai oscilar para ambos os extremos, nem do que é ideal para tomar decisões sábias", disse Matthew Walker, professora associada de psicologia e neurociência na UC Berkeley e principal autora do estudo.

Fonte: N. Gujar, S.-S. Yoo, P. Hu, MP Walker. Sleep Deprivation Amplifies Reactivity of Brain Reward Networks, Biasing the Appraisal of Positive Emotional Experiences. Journal of Neuroscience, 2011; 31 (12): 4466DOI: 10.1523/JNEUROSCI.3220-10.2011.

Comentários

Jose Ferreira disse…
Tenho uma neta que começou a falar muito cedo e bem. Por volta dos 2 anos idade começou a dar sinais de gaguez mas passou passado algum tempo.

Agora com 3 anos volta a dar sinais mas mais acentuados. " e........eu quero..., A......acontece" são alguns exemplos.

A minha neta tem um tio em linha recta que sofre de gaguez grave hà muitos anos. Será isto um caso hereditário? Será uma fase que passa normalmente?

Pode ajudar p.f e dar algum conselho no sentido de avaliar este problema.?

Mais Visitados