Dificuldade de Aprendizagem


A área da educação nem sempre é cercada somente por sucessos e aprovações. Muitas vezes, no decorrer do ensino, nos deparamos com problemas que deixam os alunos paralisados diante do processo de aprendizagem, assim são rotulados pela família, professores e colegas.

É importante que todos os envolvidos no processo educativo estejam atentos a essas dificuldades, observando se são momentâneos ou se persistem há algum tempo.

As dificuldades podem advir de fatores orgânicos ou mesmo emocionais e é importante que sejam descobertos a fim de auxiliar o desenvolvimento do processo educativo, percebendo se estão associados à preguiça, cansaço, sono, tristeza, agitação, desordem, dentre outros, considerando fatores que também desmotivam o aprendizado.

A dificuldade mais conhecida e que vem a ter grande repercurssão na atualidade é a dislexia, porém, é necessário estarmos atentos a outros problemas: disfragia, discalculia, dislalia, disortografia e o TDAH (trantorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).

Leia a reportagem na integra: Brasil Escola

Nenhum comentário: