Indicação de filme: Taare Zameen Par - Como estrela na terra, toda criança é especial


Ishaan Awasthi (Darsheel Safary) é um menino de oito anos cujo mundo está cheio de maravilhas que ninguém mais parece apreciar: cores, peixes, cães e pipas; coisas simples que não são importantes no mundo dos adultos, que estão muito mais interessados ​​em coisas como lição de casa, trabalho e limpeza. 
Quando ele começa a se envolver em muitos problemas, seus pais o mandam para um internato. As coisas não são diferentes em sua nova escola, pois ninguém o entende e Ishaan tem de lidar também com o trauma adicional de separar-se de sua família.
 
Um dia, um professor de arte, Ram Shankar Nikumbh (Aamir Khan), que infecta os alunos com alegria e otimismo, quebra todas as regras de como as coisas são feitas, pedindo-lhes para pensar, sonhar e imaginar, e todas as crianças respondem com entusiasmo, todos, exceto Ishaan. Nikumbh logo percebe que Ishaan é muito infeliz, e ele sai para descobrir o porquê. Com tempo, paciência e cuidado, ele finalmente ajuda Ishaan se encontrar.



Este apaixonante filme mostra de uma forma simples mas ao mesmo tempo forte a função de um educador que não negligencia a diversidade e a preciosidade de cada estrela, ou seja, cada criança. Mostra a importância do papel dos pais em observar,  ter um olhar peculiar para a criança que em diversos momentos mostra que algo não está bem e que está sofrendo. 

Este é um filme "humano" que toca nossos corações.

Lembrete importante: A dislexia pode ser identificada nos primeiros anos escolares, após a criança ser alfabetizada. É importante que o diagnóstico seja feito o quanto antes para aumentar as chances de superar ou conviver melhor com os sintomas. Os principais sinais são dificuldade em fazer cálculos mentais, em organizar tarefas, lidar com noções de tempo e espaço.

Nenhum comentário: