Palestra
A importâcia do brincar na vida das criança,
a qual fui
convidada a participar pela empresa Joanninha
"A
brincadeira é a atividade espiritual mais pura do homem neste estágio e, ao
mesmo tempo, típica da vida humana enquanto um todo... Ela dá alegria,
liberdade, contentamento, descanso externo e interno, paz com o mundo... O
Brincar em qualquer tempo não é trivial, é altamente sério e de profunda
significação." (Froebel, 1912)
O Brincar é um
tema abordado por diversos teórico e filósofos além de ser um tema vasto que
possibilita imensos questionamentos. Neste artigo pretendo focar:
-benefícios
deste ato prazeroso,
-diminuição no
tempo da brincadeira com o passar dos anos,
-conseqüências
deste declínio para crianças e jovens.
A importância
do brincar e seus benefícios
Peço que antes
de continuarem a leitura, respondam algumas questões:
Vamos
relembrar:
-Quando vocês
eram crianças, qual era a brincadeira que mais gostavam?
-Brincavam
sozinhos ou com alguém?
Brincar é a
atividade mais comum da criança e essencial para o desenvolvimento saudável.
Este ato proporciona o desenvolvimento cognitivo, físico, social, e bem-estar
emocional das crianças e jovens, além de ser uma forma importante de
comunicação.
A brincadeira
oferece oportunidade para a criança:
-mostrar suas
características, seus sentimento, desejos que muitas vezes não consegue
expressar através da fala,
-desenvolver a
imaginação e criatividade,
-aprender a
controlar o ambiente e seu comportamento neste meio,
-fortalece
suas habilidades sociais, ou seja, "diferentes classes de desempenho
social no repertório do indivíduo para lidar de forma competente com as
demandas das situações interpessoais" (Del Prette & Del Prette,
2001, p.31). Exemplo de algumas habilidades: assertividade, empatia,
autocontrole, expressividade emocional, habilidades sociais acadêmicas e outros,
-estimular a
interação com o mundo,
Ao brincar a
criança revive eventos que foram significativos, mostra seus sentimentos,
comportamentos e dificuldades relacionadas a algumas situações. O ato de
brincar permite que a criança procure soluções adequadas para comportamentos
disfuncionais e através de brincadeiras e o uso da fantasias dirigidas, aumenta
as chances da criança buscar alternativas para esses comportamentos inadequados
que primeiramente atua através de personagens que representa e depois
generaliza para o ambiente em que vive.
A brincadeira
permite a criança desenvolver as habilidades necessárias para o futuro pois
fornece experiências de vida crítica a qual as crianças podem se desenvolver
como adultos confiantes e competentes.
Podemos
destacar também a importância da interação dos pais nestas brincadeiras,
aumenta a possibilidade de uma relação pai-filho saudável, essencial para a criança.
Vamos
relembra:
-Quando vocês
eram crianças, quanto tempo aproximadamente brincavam?
Apesar dos
benefícios derivado das brincadeiras e jogos, o tempo destinado aos mesmos
reduziu para a maioria das crianças.
O declínio da
brincadeira e suas conseqüências
Alguns artigos
e pesquisas relatam uma diminuição significativa neste tempo de brincar e como
esta falta afeta o desenvolvimento emocional da criança, levando ao aumento de
diversas doenças.
O que está interferindo
nas brincadeiras das crianças?
"Desde
cerca de 1955 ... brincadeira livre das crianças está continuamente em
declínio, pelo menos em parte porque os adultos têm exercido o controle cada
vez maior sobre as atividades das crianças", diz o autor Peter Gray,
Ph.D., Professor de Psicologia (emérito) em Boston College.
Um estudo
avaliou crianças de 6 a 8 anos de idade e comparou como as crianças passavam o
tempo em 1981 e novamente em 1997. Os pesquisadores descobriram que, em
comparação a 1981, as crianças, em 1997, gastaram menos tempo em jogo e
brincadeiras e tinha menos tempo livre. Eles passaram de 18% mais tempo na
escola, 145% mais tempo fazendo trabalho escolar, 168% fazendo compras com os
pais. Os pesquisadores descobriram que, incluindo o jogo de computador, as
crianças em 1997 gastavam apenas cerca de 11 horas por semana em brincadeira
livre.
Em outro
estudo, as mães eram convidadas a recordar brincadeiras de sua infância e
comparar com o tempo de brincadeiras de seus filhos. 80% observaram que seus
filhos brincavam com menos freqüência e por períodos mais curtos de tempo do
que elas. As mães notaram que elas restringiram as brincadeiras infantis ao ar
livre por causa de preocupações de segurança, abusadores de crianças, o tráfego
rodoviário, e bullies.
Podemos somar
resultados de algumas outras pesquisas que devem ser considerados como fator na
diminuição do espaço do brincar na sociedade atual:
-crescimento
das cidades,
-aumento da
violência,
-ausência de
espaços públicos voltados para o lazer,
Quais as
conseqüências dessa nova tendência?
Esses foram
acontecimentos que ocorreram e todos tiveram que se adaptar. Nos dias de hoje:
-pais e mães
trabalham para ajudar na renda mensal
-as crianças
ingressam mais cedo nas escolas
-muitas crianças
realizam atividades extracurricular como forma de desenvolver aptidões e
habilidades necessárias para terem um “futuro promissor”
-quando as
crianças estão em casa, elas ficam expostas aos programas de TV que hoje
bombardeiam as crianças com uma programação 24 horas com diversos estímulos de
consumismo e informações indevidas e muitas vezes substitui o lugar do brincar.
-crescimento
significativo de crianças que manuseiam computador ou brincam passivamente
frente ao vídeo game.
Por conta do
dia-a-dia atarefado das pessoas em busca da sobrevivência, esse brincar com a
criança, ou oferecer subsídios para que ela o faça, fica cada vez mais em
segundo plano.
Temos que
destacar que não é que ninguém se propôs a fazer desaparecer com o tempo de
brincadeiras livre, mas seu valor não tem sido reconhecido. Como resultado, o
tempo dos miúdos de brincar livremente não foi protegido.
Seria errado
dizer que as tendências atuais são um problema para todas as crianças, devemos
sim reconhecer essas vantagens mas também não esquecer de proporcionar um
momento de brincadeira para a criança.
Qual a
conseqüência do declínio do tempo de brincar?
Houve um
aumento significativo na ansiedade e depressão de 1950 aos dias de hoje, em
crianças, adolescentes e adultos jovens.
Um estudo
mostrou um aumento de 5 a 8 vezes mais crianças e estudantes universitários
relataram depressão clinicamente significativo ou ansiedade, comparado há 50
anos atrás. Outro documentado mostra uma tendência similar em adolescentes de
14 a 16 anos de idade, nos anos entre 1948 e 1989.
Crianças com
agendas lotadas estão a mercê da pressão da rotina que provoca grande estresse
e diversos outros problemas podem surgir como:
-problemas de
atenção
-distúrbios
alimentares
-distúrbio do
sono
Qual a
solução?
Brincar é uma
parte essencial do crescimento e pesquisadores acreditam que é fundamental para
garantir que as crianças alcancem seu pleno potencial na vida.
Proporcionar
um tempo diário para a criança se dedicar as brincadeiras, explorar, testar,
investigar e descobrir a si mesma, os outros, os papéis sociais, valores
familiares e por fim, o mundo.
Repensar no
uso excessivo de entretenimentos passivos como televisão, computador e vídeo
game.
"Os jogos
da criança são o insubstituível lugar de uma auto-aprendizagem por si mesma, em
que vemos que se trata de uma cultura livre... Por meio do jogo, a criança
aprende a coagir a si mesma, a se investir de uma atividade duradoura, a
conhecer e a desenvolver as forças do seu corpo." (Kant, 1787)
Por: Simone Siqueira Barbosa
2 comentários:
Boa noite. Achei esse artigo muito interessante e, se possível, gostaria das referências utilizadas para poder ler na íntegra. Atenciosamente
Renata Sena
Bem relevante esse tema para quem trabalha com crianças; fiquei bastante interessada em ler o artigo completo.
Postar um comentário