Criança que liga super-herói a alimento saudável come melhor

O que o Batman comeria: maçã ou batata frita? Um pequeno estudo realizado com 22 crianças americanas de 6 a 12 anos mostrou que, se elas acham que seus heróis favoritos preferem alimentos saudáveis, acabam reproduzindo esse comportamento.
 
Christian Bale em cena de "Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge"
Em um acampamento de férias, os pesquisadores observaram se, tendo a escolha de comer fatias de maçã ou batatas fritas, qual dos acompanhamentos as crianças punham no prato. Só duas das 22 crianças pediram maçãs.
 
Em um segundo momento, antes de comer, o grupo via 12 fotos (seis de heróis como o Batman e seis de vilões como o Pinguim).
 
Ao mostrar cada imagem, o pesquisador perguntava à criança: "Essa pessoa come fatias de maçã ou batatas fritas?". Depois dessa atividade, dez das 22 escolheram a maçã na hora do almoço.
 
Na terceira semana, cada criança via fotos de alimentos como salada e pizza e tinha de identificar quais eram saudáveis. Depois dessa sessão, só quatro escolheram maçã no almoço.
 
Segundo os autores do estudo, publicado na "Pediatric Obesity", os heróis motivaram mais as crianças do que as fotos de alimentos porque ativaram uma associação afetiva com a comida saudável. Esse mecanismo, dizem eles, pode ser útil para os pais.
 
Perguntar "o que o Batman comeria?" antes das refeições pode ajudar a evitar as calorias a mais, segundo os pesquisadores, da Universidade Cornell (EUA).
 
O mais comum hoje é a ligação de personagens com guloseimas, mas é importante saber que a associação funciona para o outro lado, diz a endocrinologista Zuleika Halpern.
 
"Para crianças e adolescentes, não adianta só dizer que algo é saudável, nem que podem ter problemas de saúde mais tarde. A associação positiva com o personagem pode funcionar."
 
Fonte: Folha

Comentários

Mais Visitados