Como ajudar uma criança a superar a TIMIDEZ?

 
Muitas vezes os adultos acreditam que para ajudar uma criança a superar sua timidez precisam forçá-la a enfrentar as situações das quais se esquivam. No entanto, isto não é benéfico, pois crianças excessivamente tímidas tendem a evitar cada vez mais situações de interação (brincar, conversar, dizer oi, tchau, obrigada) quando são expostas a elas de maneira forçada.
Uma alternativa mais eficaz é ensinar alguns comportamentos desejados (se apresentar, falar sobre si, fazer perguntas e solicitações, agradecer, elogiar, convidar para brincar, entre outras) por meio de brincadeiras. Os pais podem iniciar dando o modelo, ou seja, se comportando da maneira que espera que a criança faça e depois podem trocar de papel, dando oportunidade para que a criança treine aquilo que aprendeu. Quando os pais já propiciaram as situações para a criança aprender e treinar os novos comportamentos, podem expor gradualmente a criança a situações em que tenha que interagir com outras pessoas no seu cotidiano.

Em uma situação em que a criança precise fazer um pedido ou pergunta a alguém, por exemplo, os pais poderiam fazer esta pergunta ou pedido para dar modelo de como isto pode ser feito. Em uma situação similar pode treinar com o filho como a pergunta pode ser feita e na próxima oportunidade deixar que o filho mesmo faça a pergunta.

É necessário que além de propiciar condições para que a criança se comporte da maneira esperada, os pais valorizem os acertos e as tentativas da criança. Do contrário, se a criança se esforça e verifica que não é valorizada tende a evitar ainda mais estes comportamentos.

Casos os pais também tenham dificuldade de se relacionar com outras pessoas e, portanto, restrições para auxiliar os filhos a superarem a timidez, podem procurar a ajuda de um psicólogo que os auxiliará nesta tarefa.

Por Annie Wielewicki
Fonte: Instituto Innove

 

Nenhum comentário: