20 coisas que você deve começar a dizer para o seu menino

Todos os dias
1. Não existem brincadeiras de menino e brincadeiras de menina
Meninas podem correr, pular, se sujar. Elas não são mais lentas ou mais frágeis. E brincar de casinha, comidinha ou princesas é super legal. Você também pode brincar disso, se quiser. Excluir meninas das brincadeiras só faz com que não se aproveite toda a diversão possível.
2. Não existe brinquedo de menino e brinquedo de menina
Meninas gostam de bola, gibis, videogames, carrinhos e aeronaves. Elas são boas em jogos de tabuleiro, jogos de montar. Bonecas, jogos de cozinha, pintura são super divertidos. Se você pode brincar com tudo, por que brincar só com a metade?
3. Não existem cores de meninos e cores de meninas.
Você sabia que antigamente rosa era uma cor de menino? E que o azul é que era uma cor de menina? Cores são apenas cores. Adultos é que inventam classificações arbitrárias que de repente mudam. Não vale a pena acreditar que essa regra é pra valer e que realmente significa alguma coisa. Você tem o direito de gostar e usar a cor que quiser.
4. Criança não namora
Você não tem namoradinhas. Criança não namora. Criança brinca e estuda. Quem namora são pessoas adultas. Quando você crescer vai gostar de alguma pessoa e vai poder namorar com ela. Uma pessoa de cada vez. Porque namorar é ter compromisso com o sentimento da outra pessoa e isso deve ser sempre respeitado.
5. Ninguém pode tocar o seu corpo sem consentimento
Seu corpo é apenas seu e não deve ser tocado por ninguém sem seu consentimento expresso. Se alguém tocar o seu corpo sem pedir sua permissão se afaste e diga “eu não quero que você me toque. Ninguém pode tocar no meu corpo sem a minha permissão”. E nunca permita que toquem suas partes íntimas.
6. Nunca toque o corpo de ninguém sem consentimento
Sempre peça permissão antes de tocar o corpo de alguém, principalmente o de outra menina. Para qualquer coisa. “Posso pegar sua mão?”, “Posso te abraçar?”. Sempre peça permissão. E se a resposta for não: é não. Não insista.
7. Não é não. Sempre.
Quando uma menina diz “não”, ela está querendo dizer “não”. Se ela disser “talvez”, na dúvida considere também como um “não”. Não insista. É ruim quando não podemos fazer algo que queremos, eu sei. Sentimos frustração, e isso não é bom. Mas é possível lidar com esse sentimento e ele passa. Infelizmente a vida é assim. Uma sucessão de derrotas e vitórias. Siga adiante.
8. Você deve saber cuidar de si mesmo
É importante saber escolher, comprar e cozinhar os próprios alimentos. Cuidar da limpeza da própria roupa. Saber como manter limpa a casa onde vive. É importante saber como cuidar-se. Ninguém tem nenhuma obrigação de fazer isso por você e se um dia você estiver numa relação de casamento essas responsabilidades devem ser divididas, portanto você deve saber executar a sua parte.
9. Meninas não precisam ser protegidas
Meninas não precisam da sua proteção, precisam do seu respeito. Meninas não são mais fracas ou mais frágeis. Se você vir alguma menina em dificuldades deve ajudá-la não porque ela é mulher mas porque devemos ser solidários a qualquer pessoa que esteja em perigo.
10. Meninas não existem somente para que você as observe
A aparência de uma menina não é um assunto que lhe diga respeito. Assim como as roupas que ela veste. Meninas não existem para serem objetos decorativos do ambiente. Se ela é alta, baixa, gorda, magra, branca, negra, realmente não é da sua conta. Nada disso define quem uma menina é.
11. A beleza não é o principal atributo de uma menina
Meninas são inteligente, espertas, engraçadas, amigas, divertidas. Tem todas as qualidades e defeitos que qualquer pessoa tem. Meninas são pessoas. Amigas, companheiras de aventuras. A aparência delas não é importante. Ser bonito ou ser feio não é a principal qualidade de ninguém.
12. Mostrar seus sentimentos é sinal de coragem não de fraqueza
Esconder os sentimentos é uma saída mais fácil que enfrentar a dor. Todos nós, seres humanos, meninos e meninas, sofremos igual as dificuldades e as dores. Está tudo bem em chorar, em dizer que está triste, magoado, ferido. Está tudo bem em dizer que ama, que sente saudades. É preciso muita coragem e bravura para mostrar os próprios sentimentos para as outras pessoas e pedir ajuda.
13. Você não precisa ser forte e nem corajoso
Você tem o direito de sentir medo. Todas as pessoas sentem medo. Você não tem que ser o mais forte nem provar que é corajoso. Também não precisa se mostrar agressivo para esconder que está confuso ou triste. Fragilidade não é defeito. Sensibilidade também não. São características tão importantes quanto força e objetividade.
14. Você não precisa se comportar “feito um homem”
Você é um menino. Uma criança. Uma pessoa em formação. Você não precisa se preocupar com nada além de aprender sobre o mundo, se divertir, brincar, e não tem que provar nada para ninguém. Você é amado exatamente do jeito que é e será amado sempre. Ninguém espera que você seja nada além de uma pessoa feliz que consiga viver na sociedade respeitando suas regras.
15. Não existe coisa de “mulherzinha”
Ser mulher não é ofensivo. Dizer que alguém está “agindo como uma mulherzinha” para ofendê-lo é errado. Não existem comportamentos, roupas, sentimentos ou qualquer outra coisa que sejam típicos de meninos ou de meninas. Não existe agir como “mulherzinha”. Mulheres são tão corajosas, fortes e capazes como qualquer menino. “Mulher” não é xingamento. “Mulher” não um “jeito de ser” inferior ao “jeito de ser” do homem.
16. Nada justifica violência
Violência é apenas violência. É injustificável. Não sinaliza que você é forte e sim que você é incapaz de resolver qualquer questão de forma honrada, respeitosa e civilizada. É sinal de fraqueza e não de fortaleza. Por mais que você seja a estimulado a se mostrar “forte” através de atos violentos, isto está profundamente errado. Violência só traz sofrimento. Se você sentir raiva, o que é normal, pode extravasar por outros mecanismos. Ferir outras pessoas é absolutamente inadmissível.
17. Respeite o medo das meninas
Infelizmente alguns meninos crescem e se tornam homens maus. Homens que ferem outras meninas. Respeite o medo delas. Respeite se elas tiverem medo ou desconfiança de você. Isso não é sobre você é sobre a experiência de mundo delas. Escute o que as meninas têm a dizer. E aprenda. Respeite se elas forem incapazes de confiar em você. Não é pessoal.
18. Respeite os outros meninos
Meninos que tem comportamento diferente são apenas meninos com comportamento diferente. Respeite a maneira como cada pessoa quer ser no mundo. E não se meta. O jeito de ser, o que cada um gosta e faz, não é da conta de ninguém.
19. A paternidade é a maior responsabilidade da vida de um homem
Se um dia você quiser ser pai saiba que está é a maior responsabilidade que uma pessoa pode ter, e da qual você não poderá fugir. Terá uma pessoa, nascida de você, que estará contando com sua presença, apoio, cuidado e amor para sempre. Um filho é uma coisa muito séria e ser um bom pai é uma das coisas mais importantes que você pode fazer por alguém e por você mesmo.
20. Você não é como todo mundo
Eu sei que há meninos que tratam as outras meninas como se fossem lixo. Que há meninos agressivos. Que querem o tempo todo mostrar que são fortes, espertos e dominadores. E que te desafiam a ser da mesma maneira em troca da amizade e da aceitação deles. Mas é realmente esse tipo de pessoa que você quer ser e é esse tipo de amigos que você quer ter? Pessoas que ferem as outras pessoas? Que fazem outras pessoas sofrerem? Você realmente quer ser um dos vilões?