E se meu filho não engatinhar?




Por volta dos 6 meses as crianças começam a se sentar com mais firmeza e aos 8 meses costumam engatinhar. Quando isso não acontece a ansiedade dos pais aparece: e agora, doutora, será que meu filho terá algum prejuízo se não engatinhar? Até quando a criança pode começar a andar? É normal não engatinhar?


Lembre-se que o desenvolvimento dependerá sempre de estímulo, então ofereça oportunidades ao seu filho! Deixem o bebê no chão e não apenas no berço ou cama. Coloque um brinquedo distante para estimular a busca!

Aproximadamente 15 a 20% das crianças não engatinham. Eles vão se locomover sentados e, após um período passar a andar. Se o restante do desenvolvimento neurológico for normal, e isto deve ser avaliado pelo pediatra em consulta de rotina, fique tranquilo!

Os marcos mais importantes, de acordo com neurologistas, para serem observados neste caso, são: 
  •  quando o bebê sustentou a cabeça, que ocorre por volta dor 3 meses de idade, 
  • quando passou a sentar com apoio dorsal, que ocorre até o sexto mês de vida, e sem apoio, que ocorre até o final do nono mês,
  • por fim, observar que até o final do 11 mês ele deve ficar em pé com apoio.


Atingindo estes marcos não há com o que se preocupar.

A faixa de normalidade para começar a andar é entre 11 meses e 1 ano e meio de idade. Caso passe disto e a criança apresente dificuldades, uma avaliação neuropediátrica é importante!

Evite segurar o bebê pelo bracinho para andar enquanto está em fase de aprendizado, prefira sempre o apoio pelo tronco. O braço é uma parte importante para manutenção do equilíbrio durante a marcha. Além disso, durante uma possível queda ou birra em que ele se atire ao chão, um estiramento do membro pode causar lesão no cotovelo ou punho do pequeno.

ANDADORES: Não são recomendados! Já falei sobre isto em um vídeo, depois falo novamente....mas, Nada de usá-los!rs😉

Dra Paula Arruda