O que as crianças pensam sobre suas mães?

Será que as mães se percebem da mesma forma como são vistas por seus filhos?

Conforme já discutimos aqui, há muitas formas de exercer a maternidade. E por existirem tantas possibilidades há muita cobrança em relação às próprias atitudes e às decisões que são tomadas: “será que estou fazendo o certo?”; “o que estou deixando de fazer?”; “qual será a melhor forma para agir nesse caso?”… Essas e outras perguntas povoam a cabeça dos adultos que lidam com crianças no dia-a-dia e que se responsabilizam por sua educação e seu desenvolvimento.


Questionar-se e refletir sobre escolhas é algo muito importante, pois de fato existem impactos ao optar por um ou outro caminho. Porém, cada relação e cada contexto comportam possibilidades diferentes. Não há apenas uma forma de lidar com cada situação.

Muitas vezes, ficamos tão sobrecarregados pelas cobranças e pelas responsabilidades que deixamos de olhar para aquilo que estamos conseguindo fazer bem: há muito que podemos oferecer às crianças com nossa presença, carinho e disponibilidade. O vídeo “Como os filhos enxergam as mães? – Uma nova perspectiva para mães”, produzido pela Elevation Church, mostra como os filhos percebem suas mães, em contraste com o que elas mesmas notam sobre de si.



E você? O que tem conseguido fazer pelas crianças com quem convive?