Crianças que não gostam de comer




É comum, entre crianças, a recusa por alguns grupos de alimentos – em muitos casos, os mais nutritivos e saudáveis, para desconforto dos pais. Também, com freqüência, as crianças passam por momentos nos quais o comer parece ser a última de suas preocupações por exemplo: nas férias, quando há muitas crianças e brincadeiras que “roubam” a atenção nas horas de refeição ou quando há uma mudança importante no cardápio, às vezes por ocasião de uma viagem. Situações como essas tendem a ser passageiras e não trazem prejuízos para o desenvolvimento e saúde da criança.


No entanto, a recusa pela alimentação pode constituir
se como um problema quando a criança passa a desenvolver doenças decorrentes de baixa imunidade; quando a curva de crescimento (peso e altura) encontrase abaixo do normal ou, ainda, quando a seleção dos alimentos aceitos pela criança passa a ser, progressivamente, menor.

São em situações como essas que, muitas vezes, os pais se desesperam e, em uma tentativa de solucionar o problema, assumem atitudes contraproducentes. Uma das práticas mais comuns é ameaçar: “se você não comer eu vou te bater” ou “se você não comer vai ser um fracote e todos os meninos vão te bater”. Ameaças como essas tendem a produzir intensa ansiedade (acompanhada de enjôos e “garganta fechada”), prejudicando ainda mais a vontade de comer. Vale lembrar que, enquanto para algumas pessoas a ansiedade pode associarse ao aumento de apetite, para aqueles que tendem a rejeitar alimentos, a ansiedade é mais um elemento inibidor de apetite.

Tamb
ém é bastante comum que pais de crianças que recusam alimentação gastem muito tempo acompanhando as refeições e, ao final dela, tenham esgotado seus tempos e suas paciências. Nesses casos, podemos dizer que toda a atenção e a presença dos pais podem estar associadas ao não comer, faltando tempo e energia para momentos gostosos, de brincadeiras e diversão. Dessa maneira, é possível que as crianças passem a associar a atenção e cuidados à recusa pela alimentação.

Na tentativa de resolver ou suavizar esse problema, costumamos sugerir no consultório pequenas mudanças, como as apresentadas a seguir:


1) Pratos com muita comida tendem a produzir muita ansiedade na criança (que tende a vêlos como montanhas impossíveis de serem escaladas). Permita que a criança, assistida pelo adulto, faça seu próprio prato exigindo apenas que ela coloque “um pouquinho de tudo”. É preferível um prato com pouca comida, que dê a oportunidade da criança terminálo e ouvir dos pais: Você raspou o prato! Se quiser, pode até repetir.

2) Quando houver uma margem de tempo razo
ável, após poucos minutos de rejeição à comida, prefira afastarse da criança e, com suavidade, sugira que ela o chame quando estiver com fome. Nesse intervalo, procure dar pouca atenção à criança, explicitando que a companhia virá durante e após a refeição.

3) Ao in
ício da refeição, combine com seu filho alguma atividade (brincadeira, jogo ou assistir juntos um programa de TV), que deverá ser realizada somente após comer.

4) Em geral, a criança com esse problema associa o alimento a desconforto, ansiedade e brigas. Para suavizar isso, é interessante que se faça uma associação entre comidas e situações agradáveis. Para isso, vale cozinhar junto com a criança, brincar de casinha utilizando um pouquinho de ingredientes de verdade (por exemplo: alguns grãos de arroz e feijão e uma folhinha de alface picada) ou ler histórias envolvendo comidas.

É importante salientar que, em alguns casos, mudar esse quadro não é fácil e exige ajuda especializada de um psicólogo infantil, que deve realizar um trabalho com a criança em consultório e, paralelamente, oferecer orientações aos pais para que esses possam manejar com mais tranquilidade e eficiência esse problema.

Por: Joana Singer Vermes - Psicóloga Comportamental

44 comentários:

Marco disse...

Achei interessante as dicas para evitar ansiedade nas crianças na hora da refeição, algumas coisas simples de colocar em prática.

Tatiana disse...

Este texto é muito bom! Segui a sugestão de colocar somente um pouco de comida no prato da munha filha, que tem 2 anos, e os resultados estão aparecendo. No final das refeições ela fica toda feliz porque comeu tudo. Estou mais tranquila e sei que isso também está ajudando.

Simone Barbosa Pasquini disse...

A alimentação de uma criança sempre é um assunto que intriga os pais.
Abraços

David disse...

Eu tenho uma outra solução para este problema. Eu sei que um restaurante de comida muito rica e comida também saudável. A comida é feita com formas de animais que atrai as crianças e quer comer. A coisa boa sobre este restaurante é que ele tem delivery em Itaim. Eu espero que você aprenda a minha idéia.

Anônimo disse...

Meu filho tem esse problema, viu buscar ajuda de um profissional porque a situação é muito complicada, e não sei mais o que fazer.

Simone Barbosa Pasquini disse...

Q bom anônimo, procurar ajuda nos momentos que não sabemos mais o que fazer é a melhor solução.
Fique tranquila pois com o tempo o resultado aparece!!! ;)

Simone Barbosa Pasquini disse...

Olá David,
Realmente existem lugares que fazem este tipo de refeição e que muitas crianças se divertem. É uma forma se alimentar brincando. rs
:)

Rosa disse...

preciso de ajuda, meu filho não quer comer nada, quando come chega a ficar horas com um pouco de comida,ele já tem 6 anos, não sei mais o que fazer.

Anônimo disse...

Gostaria de uma indicacao sua, Simone, para um bom terapeuta no RJ.

Kelly.

kenya disse...

Achei interessante a materia, porem para o meu filho ainda não deu resultado, ele tem 6 anos e não gosta de ver a comida, ele sempre fala os alimentos que ele não gosta, outros que come, porem não gosta de ver no prato.
Ele só come de olhos fechados, ou se destraindo com outra coisa, sem ve quer ver o que poe na boca. Outra coisa, que acho relevante é que ele não gosta da maioria dos alimentos que as crianças gostam..como chocolate, chiclete, salgadinhos..

Daiane disse...

Texto excelente!! Estou esgotada, já tentei de tudo para a minha filha comer e não tem jeito, parece que que prefere passar fome, pior que ela está muito magra terei que buscar ajuda de um profissional.

Allyne Godoy disse...

Meu filho não come comida de sal ha 3 anos e 4meses.
Preciso muito de ajuda. Vocês podem me indicar um profissional em Belo Horizonte que possa me ajudar?
Ja não sei mais o que fazer.

Unknown disse...

Allyne Godoy vc poderia me mandar um email no talita_tata_cpv@hotmail.com , pois me indentifiquei com vc. Meu filho tbm tem 3 anos e 6 meses e a dois não come nada de comida! Gostaria de trocar experiência!! Bjos

Unknown disse...

Allyne Godoy vc poderia me mandar um email no talita_tata_cpv@hotmail.com , pois me indentifiquei com vc. Meu filho tbm tem 3 anos e 6 meses e a dois não come nada de comida! Gostaria de trocar experiência!! Bjos

ejc disse...

Meu filho também não come quase nada. Levei a vários médicos e a resposta era mais ou menos essa: se está crescendo está tudo bem. Ou então, deixa ele com fome que ele acaba comendo. Pois bem, passados longos dez anos sem qualquer diagnóstico, descobri que meu filho tem intolerância à lactose e glúten. Dessa forma, sugiro, antes de tudo, descartar problemas físicos antes de qualquer coisa. Sou uma mãe que desde que meu filho tem cerca de 01 ano procura diagnóstico para meu filho sem sucesso. A cada problema que ele tinha decorrente das intolerâncias, recebia um tratamento para saná-los. Entretanto, nenhum médico investigou as causas dos problemas.

Alessandra disse...

Meu filho de 5 anos também está sem comer carnes de todos os tipos, verduras, legumes, arroz, feijão, macarrão, etc.... nada mesmo, nem besteiras ele come. Se alimenta de algumas coisas que ele gosta. Já fui a vários pediatras e tive a mesma resposta : está se desenvolvendo bem então está bom.. vou seguir a dica e conversar com o pediatra para fazer um teste de intolerância a lactose e a glúten. Mais uma tentativa de melhorar a alimentação do meu filhote...

Unknown disse...

Igual aki em casa então, minha filha fecha os olhos pra por a colher na boca..... complicado

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Oi minha filha só tem 2 anos e 2 meses, é ñ come nada de comida. Só quer mamadeira o dia todo só mamadeira eu fico desesperada faço todos os pratos para ver se ela gosta de algum e nada ela mexi na comida brinca e no final tenho um prato cheio de comida ela nem experimenta.

Unknown disse...

Oi minha filha só tem 2 anos e 2 meses, é ñ come nada de comida. Só quer mamadeira o dia todo só mamadeira eu fico desesperada faço todos os pratos para ver se ela gosta de algum e nada ela mexi na comida brinca e no final tenho um prato cheio de comida ela nem experimenta.

Elaine disse...

A minha filha desde 3 meses rejeitou a mamadeira o peito ela rejeitou com um mês não teve como fazer ela mamar mais a única solução foi dar mamar dormindo na mamadeira e hoje depois de um ano e três meses ela continua me dando muito trabalho pra comer ,não gosta de nada e eu continuo insistindo nos alimentos. Só come entretida senão não come.Nenhum profissional conseguiu me ajudar com resultados efetivos.

Anônimo disse...

Olá, boa noite!
Meu filho não come nada de comida de sal, está com 6 anos e não sei o que fazer.
Poderia me indicar qual o profissional devo procurar.

Dede já agradeço,

Unknown disse...

Meu filho ñ come quase nada de alimentos sólidos, ele tem 7 anos e sempre tentei da alimento diversificado, mas sempre q ele v pessoas comendo ele tem ânsia de vômito. Já o levei em algunalguns especialistas e eles sempre me culpam. Sei q posso ter uma parcela d culpa, mas esse problema vem desde q ele ainda era bebê. Q ao terminar uma alimentação, sempre vomitava. Agora esse situação vem piorando pois ele só toma mingau, suco de caixinha, clara d ovo e um biscoito com cobertura de chocolate. Tento da outros alimentos , mas com falei antes ele vômito só d v ou sentir o cheiro das comidas. Me ajude quem puder!

Janaina disse...

Meu filho tem quatro anos e nove meses e é igual ao seu só de ver as comidas já tem ancia de vômito,as pessoas me culpam r ele não comer nada de comida nem de frutas mais o problema é que até tento fazer ele comer empurro na boca dele mais ele não engole e quando engole vomita aí fica muito dificil.... Entendo oque vc está passando e desejo melhoras a seu filho.

Anônimo disse...

Oi Gente!

Me identifiquei com a matéria e com as mensagens. Meu filho tem 3 anos e 9 meses e se alimenta basicamente de PediaSure (suplemento infantil tipo Sustagem, só que bem melhor)com leite.

- Café da manhã: 100 ml de PediaSure com leite. De manhã ele tem pouco apetite.

- Lanche na Escola: 01 nescauzinho (sempre mando biscoito, queijo ou pão, mas ele não come).

- Almoço: Entre 05 a 08 colheres de comida, alguns dias só come 01 colher, sempre lentamente. (A carne ou frango tem que ser bem miudinha, inclusive a carne moída tem que cortar. Ele gosta de alface, tomate, cebola, pimentão, brócole, cenoura, enfim, de verduras e legumes). O que me preocupa é que ele faz somente essa refeição sólida e com muita luta, algumas vezes nem come.
Depois do almoço, ele dorme, aí toma 90 ml de sopa batida, na mamadeira. Mas alguns dia ele recusa a sopa, mesmo dormindo).

- Lanche da tarde: Leite, PediaSure, banana, maçã, melão, uva (misturo sempre banana com mais 01 ou 02 frutas).

- Jantar: 210 ml de Leite com PediaSure

- Obs. As vezes, antes de dormir, toma outra mamadeira de Leite com PediaSure.

Me preocupo com a pequena quantidade de sólido e com o fato de querer o Leite na mamadeira. Por favor, me orientem!

Anônimo disse...

Ola! Tenho duas filhas: A mais velha tem 3,6 anos e a caçula tem 15 meses. A mais nova tem comido bm, mas a mais velha desenvolveu aversão a comida. Ela sempre foi lenta para comer mas comia;no entanto,nos mudam o para o Canadá há 6 meses e de lá pra cá tem sido muito pior. Ela começou a dizer que não gostava de certos alimentos que antes amava. E agora começou a nao mastigar a comida. Fica 10 minutos com a comida na boca e nao mastiga. Estou relacionando isso com a falta que tem sentido da nossa família no Brasil. Foi a forma que ela encontrou de demonstrar seus sentimentos, uma vez que crianças pequenas nao conseguem fazer isso com facilidade. Sou psicopedagoga e estou tentando ajuda-la nesse processo, fazendo com que ela aprenda a dizer o que sente e conversando com ela a respeito. No mais, muita paciência e oração.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Meu filho come pouco algum profissional que possa me indicar

Unknown disse...

Lendo os relatos, me encheu os olhos de lágrimas, pois meu filho fez 3 anos e no último natal 24/12/16 ele fez a última refeição com comida de sal e hoje completa 2 meses que estou passando por isso... Já levei ao pediatra, recomendou deixar com fome que comeria, não funcionou. Já levei ao nutricionista, que pediu exames e deu dicas pra fazee comidas com carinha e etc... Não funcionou tb. E sempre ouço que preciso ser firme!!!! Só tenho sido firme, já forcei a comer e cuspiu e não engoliu ao meio de choros... estou desesperada porque ele comia e de uma hora pra outra... me ajudem!!! Não sei mais o wue fazer.
Obrigada!

Anônimo disse...

Meu filho tem 3 anos e 10 meses, parou de comer comida com 1 ano e meio. Não sei mas o que fazer. Pediatra sempre fala pra deixar com fome, mas não adianta, uma vez ficou 3 dias sem comer nada só tomava água, chorava muito e ficava muito irritado, queria comer as bobeira de sempre ( mingau, macarrão instantâneo, bolacha e mamadeira ). Não aguentei vê lo assim é voltei a dar td de novo. Esperando ele completar os 4 anos para começar um acompanhamento com a psicóloga. Deus abençoe nossas crianças, não tem coisa pior que ver seu filho com fome e não querer comer a comida.

Anônimo disse...

Anonimo, seu comentário é extamente o que tenho passado com minha filha que hoje tem 2 anos e 9 meses. Ela não come comida desde 1 ano e dois meses. Só aceita um pouco do macarrão instantâneo e a mamadeira antes de dormir. Às vezes bebe suco de laranja e come uma maçã. Eu fico quase doida. O pediatra passou remédio mas nem assim, ela aceita comida. Ela passa fome, fica irritada, chora, e eu deixo dias sem comer besteira, mas ela resiste, fica chorando e não come. Eu sei que ela está com fome, forço ela comer, e ela vomita, cospe, e chora. Estou vivendo um pesadelo, minha filha mais velha era chata pra comer, mas comia se insistisse, já essa menor, não há nada que faça ela comer. Preciso de um psicoterapeuta no RJ, ou um psicólogo, não sei o mais indicado nesse caso. Entrei na internet agora pra ver o que posso fazer, pois com o pediatra ele passa remédio pra abrir o apetite, e nada resolve.

Anônimo disse...

Gente, é um alívio ver que muitas outras mães passam pelo mesmo problema. Mas ainda é um desespero não saber uma solução.
Minha filha tem 6 anos e de comida só come carne e batata frita. Foi comeando a recusar comida aos poucos: " não gosto de arroz" e parou de comer, se colocar no prato é pior que não come nem o resto. E assim foi... não gosto mais disso.. não gosto mais daquilo ... e cada dia vai piorando. Estou entrando em desespero. Já deixei com fome sem biscoitos, leites, etc... mas ela fica fraca, tonta, quase desmaia mas não come a comida.
Gostaria de saber se alguém poderia indicar ajuda em brasília.

Laiza disse...

Muito triste isso que passamos... nao sabemos onde foi erramos e mesmo assim sabemos que foi querendo acertar... agora a dúvida é se algum dia nossos filhos vão passar a aceitar normalmente outros alimentos. Minha filha, hoje com 8 anos, não Come arroz, feijão, macarrão, carne.... ela gosta de todo tipo de fruta, come cenoura, brocolis e milho e apenas a clara do ovo cozido... nao gosta de frituras como coxinhas, apenas batata frita...pizza nem pensar!! Sei que a alimentação dela é muito seletiva e confesso já entrei em desespero muitas vezes, chorei, passei noites sem dormir, passei 1 ano levando pro psicólogo e nada mudou... É muito bom ouvir outros relatos e saber que não estamos sozinhas nessa difícil jornada que é a alimentação dos nosso filhos!

Unknown disse...

Oi. É vd é horrível saber q seu filho tá com fome e não quer comer. O meu tem 1ano e 8 meses e sempre foi difícil de alimenta lo e só tem piorado. O seu voltou a comer ?

Unknown disse...

Oi. Nossa tô passando por isso faz tempo e é frustrante viu. Ele já passou uns 3 meses sem comer nada de comida só leite vitamina de fruta e biscoitos ou pão. Aí volta a comer uns 3 a 5 dias e depois volta tudo de novo. Passa 1 2 meses sem aceitar novamente. É desesperador.

Anônimo disse...

Meu filho hj está com 10 anos,e com um ano e meio parou de aceitar comida de sal,não aceita de jeito nenhum come só besteiras(miojo,leite,pão batata frita, biscoitos)os médicos dizem pra deixar com fome,e não dar o que ele quer..não sei mais o que fazer e me preocupo demais pois ele está em fase de crescimento.

luzanira disse...

Olá estou passando o mesmo que vcs, minha filha tem 3 anos e 3 meses, sempre comeu pouco mais comia há um mês ela deixou de comer comida de sal em casa, só come na escolinha lá ela almoça e janta super bem quando chega em casas as 18:30 eu dou um copo de vitamina e pronto.
nos finais de semana sem escola vem o meu tormento: ela não come em casa, almoço e janta ela recusa chora grita só come besteira, bolachas e vitamina de fruta se deixar fica só em vitamina sabado e domingo imaginem só o meu desespero, já levei a restaurantes diferente fiz todo tipo de comida formas e temperos diferente e nada, estou desesperada.

Matias disse...

Olha gente minha filha tem 07anos e não gosta de comer ,olha ela fica com anciã de vomito e não come nada pra ir pra escola fico muito preocupada ..

Unknown disse...

Que complicado isso gente, meu filho tem 8 anos e começou com isso a uns 6 dias, quer comer e ao pegar o alimento ele diz ,: deixa quieto ,não quero. Estou tão triste com a situação pois ele é super magrinho e o w percebe é w está negação aos alimentos é mais no período da noite,na HR da janta .Vou aguardar mais uns dias e se nada melhorar vou procurar um profissional.

Unknown disse...

Que complicado isso gente, meu filho tem 8 anos e começou com isso a uns 6 dias, quer comer e ao pegar o alimento ele diz ,: deixa quieto ,não quero. Estou tão triste com a situação pois ele é super magrinho e o w percebe é w está negação aos alimentos é mais no período da noite,na HR da janta .Vou aguardar mais uns dias e se nada melhorar vou procurar um profissional.

Lívia Regina disse...

Meu filho está com 6 e 7 meses, e desde os dois anos ele passou a não se alimentar e somente mamar (sustagem de morango), no dia 31 agosto ele acordou com dor de garganta e decidido a não mamar mais. Esse foi o inicio de um pesadelo. Passamos anos ouvindo de diversos pediatras que NENHUMA criança morre de fome tendo comida, mas com o meu filho essa teoria não funciona, depois de 10 dias se alimentando apenas de Yakult, e depois de levá-lo no melhor Hospital Pediátrico de Curitiba, para ouvirmos a mesma teoria, decidimos levá-lo em outro hospital, chegando lá e explicando para o médico, ele falou que ali para atender apenas emergências, foi quando meu marido enfatizou que era sim uma emergência, que nosso filho precisava de ajuda, então o médico mandou ele para o soro, ele já estava bem desidratado. Voltamos para casa e ele continou sem comer, voltamos para o Hospital e pedimos para interná-lo, a glicose dele estava muito baixa, fizeram exames nele e graças a Deus, tudo bem. E pela primeira vez uma pediatra nos orientou como proceder, ela falou que meu filho precisa fazer psicanálise. Agora é confiar em Deus que tudo dará certo.

GOSHINKAI KARATÊ disse...

Preciso de ajuda! Minha filha já tem 10 anos e não se alimenta de absolutamente nada, que faço?
Comida só arroz puro .. pão (miolo)..
Nada mais...
Que faço??
Ass.pai angustiado. Danilo

Unknown disse...

Bom dia minha filha tem 6 anos quando chega a noite ela fica animada e começa a comer tudo que vê na frente

Unknown disse...

Minha vida foi destruída quando meu marido me mandou embora, depois de 13 anos que estamos juntos. Eu estava perdida e desamparada depois de tentar tantas maneiras de trazer meu marido de volta para mim. Um dia no trabalho, eu estava distraído, não sabendo que meu chefe me ligou, então ele sentou e me perguntou do que se tratava, eu disse a ele e ele sorriu e disse que não tinha problema. Eu nunca entendi o que ele quis dizer com não ter nenhum problema em recuperar meu marido, ele disse que usou um feitiço para recuperar sua esposa quando ela o deixou por outro homem, e agora eles estão juntos até hoje e inicialmente fiquei chocado ao ouvir algo de meu chefe. Ele me deu um endereço de e-mail do DR ODION, que o ajudou a ter sua esposa de volta, eu nunca acreditei que isso iria funcionar, mas não tive escolha de entrar em contato com as palavras que eu fiz, e ele pediu minhas informações e que meu marido foi capaz de propor lançar-lhe o feitiço e eu lhe enviei os detalhes, mas depois de dois dias, minha mãe me ligou que meu marido estava implorando que me quer de volta, eu nunca acreditei, porque era só um sonho e eu Tive que correr para a casa de minha mãe e para minha maior surpresa, estava ajoelhado meu marido me implorando por perdão por querer que eu e a criança voltassem para casa, quando dei a DR ODION uma conversa sobre a mudança repentina do meu marido e ele deixou claro para eu que meu marido vai me amar até o fim do mundo, que ele nunca vai partir por outra mulher. Agora eu e meu marido estamos juntos novamente e começamos a fazer coisas engraçadas que ele nunca fez antes, ele me faz feliz e faz o que é suposto ser um homem sem irritar. Por favor, se você precisar de ajuda de qualquer tipo, entre em contato com o DR ODION para obter ajuda. Seu e-mail é (drodion60@yandex.com) ou ligue +2349060503921 OU também no WhatsApp.