Orientação de Pais



É comum que pais e filhos apresentem conflitos: possuem expectativas e desejos diferentes com relação uns aos outros. Os pais às vezes não sabem como lidar com esses conflitos de expectativas e, em sua tentativa de executar soluções lógicas, podem produzir mais problemas do que benefícios. Uma das causas disso é porque o comportamento não é tão lógico quanto gostaríamos.
 
O trabalho do psicólogo com pais e filhos em dificuldades de relacionamentos não é apenas resolução de conflitos. Grande parte do trabalho é ensinar aos pais sobre análise do comportamento, uma estratégia mais produtiva do que simplesmente apontar soluções. Em certa medida, as estratégias adotadas pelos analistas do comportamento podem ser comparadas às vistas no programa SuperNanny.

No entanto, o trabalho vai mais longe. O treino de pais envolve um ensino detalhado de como resolver problemas que podem a acontecer e a prevenir seu acontecimento. Para tanto, é necessária uma observação de como os pais se relacionam com a criança e, a partir daí, é feito um planejamento de ensino e intervenção. Os resultados podem ser muito rápidos e duradouros.

Uma boa relação familiar traz benefícios não só para as crianças, mas também para os pais. Em uma família harmônica, o tempo de convívio traz prazer e alívio da pressão do trabalho. As crianças, por sua vez, são beneficiadas a curto e a longo prazo. Uma infância saudável é traduzida em um adulto íntegro e auto-confiante.

Por: Robson Brino Faggiani - Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Especialização em Terapia Comportamental e Cognitiva (USP) e Mestrado em Psicologia Experimental (USP). Atualmente, está realizando doutorado na Universidade de São Paulo


2 comentários:

Ana Paula disse...

Olá...vendo seu site fiquei sabendo que o problema que estou enfrentando aqui em casa é mais comum do que eu imaginava... porém me sinto muito angustiada por não poder ajudar minha filha de 7 anos .Ela se recusa a fazer a fazer coco, e ontem pude ver claramente que ela tem pavor desse "acontecimento". Já usei de todas as formas de conversa, demonstrações na internet,permaneço junto com ela no banheiro,enfim já estou ficando desesperada, pois suja toda a roupa durante a noite e quando chega da escola. Tenho medo que isso cause problemas no intestino e até problemas com seu comportamento. Preciso de AJUDA!!! Obrigada
Ana Paula

Simone Barbosa Pasquini disse...

Olá Ana PAula,
Já que não consegue solucuinar o problema em casa, seria importante procurar um psicólogo infantil na linha comportamental que tratar a Encoprese pois sua filha está numa idade importante da socialização e isso poderia atrapalhar e muito.
Qualquer coisa, entre em contato comigo!
Bjksss
Simone