Reflexão: Evite PUNIÇÃO


Evite punição:
ela não instala comportamentos desejados e gera sentimentos aversivos, tais como:
raiva, agressividade, medo, depressão, ansiedade, angústia, insegurança, baixa autoestima etc.
Produz também sentimento de culpa no agente da punição.

(Hélio Guilhardi)


Reflexão



"...a criança deixa de ser um objeto a ser conhecido, reconquistando seu lugar de sujeito e autora no mundo em que se encontra estabelecida. Sendo sujeito, a criança não pode permenecer sem voz, e é no diálogo com o outro que ela mostra a indissociabilidade entre a forma e conteúdo da sua exintência ativa no mundo."

Solange Jobim

Diogo Mainardi escreve livro sobre paralisia cerebral do filho


"Sou uma excelente babá, o que os americanos chamam de 'soccer mom'. Acompanho meus filhos em todos os lugares. Levo para treinar futebol e fico lá, esperando, no frio."

Essa com certeza não é a primeira imagem que vem à mente quando alguém pensa em Diogo Mainardi, o colunista mais ácido dos anos Lula, aquele que chamava o ex-presidente, entre outras coisas, de gordinho oportunista. Mas é, segundo o próprio, a que melhor define sua vida hoje.

Mainardi, 48, mudou? Em vários aspectos, sim. 2010 foi um ano de abandonos. Abandonou o gosto de escrever sobre política nacional e de interferir no debate do país em uma coluna semanal que teve na "Veja" por quase 12 anos. Abandonou o Rio de Janeiro, onde morava desde 2003.

"Passei a dar ainda mais valor à minha introspecção familiar. Tudo tem dimensão microscópica na minha vida hoje, e meus interesses são bastante pequenos", afirma.