Livro para Crianças: Paúra - 20 coisas que você morre de medo e como encarar todas elas

O livro mostra medos de naturezas diferentes – alguns bem reais e outros que são apenas do mundo imaginário – listando todos os perigos, mas também explica como se salvar de tudo que pode ser ameaçador. Os medos são estudados com humor sem desrespeitar as razões que fazem as crianças ficarem com medo de certas situações, pessoas ou lugares. A linguagem é informal como uma conversa direta com o pequeno leitor, sendo o autor alguém que entende que o medo é algo natural e tenta tratar o assunto de maneira mais descontraída possível. O livro cita medos de dentista, de barata e de fantasmas, todos eles o leitor pode ter ou conhece alguém que tenha.

O grande diferencial do livro é a maneira como ele trata o enfrentamento do medo: depois de assustar bastante o leitor descrevendo algum medo, logo abaixo a seção “Vai encarar?” oferece dicas para que a criança se salve, o que deve ser evitado e outras informações importantes. O que também pode ser considerado elemento de terror é que nunca é dito que monstros ou assombrações não existem: o livro tem a proposta de manter todos esses perigos tão reais quanto as pessoas que podemos encontrar pela rua, deixando assim no mesmo patamar seres imaginários e pessoas de carne e osso.

As ilustrações de Gustavo Duarte não poupam as crianças desenhadas por ele dos perigos apresentados nos livros: elas são sequestradas, amedrontadas, perseguidas, atacadas.As expressões são sempre de susto, pavor, choro ou desespero. As crianças aparentam ter idade entre 5 e 7 anos, faixa etária dos leitores desse livro. Desenhar crianças da mesma idade que aqueles que estão lendo aproxima o livro do leitor.


Por Felipe Campos

Nenhum comentário: