Bullying:"Além de banalizar o conceito, o que mais conseguimos ao abusar desse termo? Alarmar os pais" Rosely Sayão



No dia 17 de maio, tive o prazer de participar como uma ouvinte curiosa, da palestra da psicóloga Rosely Sayão. O tema abordado foi questões de convivência e conflitos entre alunos.

Como espectadora pude perceber a demanda dos pais em relação a este tema e fiquei espantada ao ver como os mesmos estão amedrontados, imaginando que algo possa acontecer a seus filhos no ambiente escolar.

Escutei diversos relatos, perguntas e dúvidas em relação ao tema, histórias verbalizadas como: pequenos tiranos, criança marginal e aquele agressor violento. Fiquei perplexa ao me deparar com histórias rotineiras e simples sendo transformadas no Caso Casey (menino australiano).

Você já ouviu falar em Marshmallow?


Através dos Marshmallows, psicólogos da Universidade de Santford descobriram que as crianças que controlaram o impulso de comer um marshmallow são os que se saem melhor na escola! Como?

O segredo das boas relações



É dispensável mencionar a importância dos relacionamentos em nossa vida cotidiana. Tratados de psicologia, sociologia e medicina se fartam de discutir sobre as mais diversas formas de relacionamentos. O resultado de nossas relações, sejam elas profissionais, familiares, amorosas ou de pais com filhos constituem – em última análise – o que nós somos: profissionais competentes, pais coruja, esposas ciumentas, etc.

Um funcionário que mantém boa relação com os colegas contribui fortemente para a eficiência de sua relação profissional. A esposa que mantém relação saudável com marido e filhos dá um importante passo na busca da felicidade no lar.

Programa discute sobre as redes sociais na internet

Reportagem interessantíssima sobre redes sociais na internet realizada em 09 de Abril com dois convidados experts:

Almir Del Prette
e
Zilda A. P. Del Prette

Reportagem dividida em 4 blocos:

Livro para criança: Segredo Segredíssimo

Este livro aborda um assunto, infelizmente, ainda muito obscuro e conflitante que é o abuso sexual infantil.  Este tema é pouco divulgado e perpetua um tabu. A criança vítimizada, por sua vez, fica paralisada diante desta situação que às vezes não compreende e às vezes sabe o quanto isso é errado mas permanece quieta pois é constantemente ameaçada pelo abusador, e assim, perpetua o sigilo sufocante.Amedrontada, se isola e tem comportamentos estranhos perante as pessoas mais próximas.
Este ciclo vicioso ocorre com muitas crianças, muito mais do que imaginamos e por isso é importante falar, proteger, estar sempre atento e saber escutar os pequenos.

Já que este assunto já é complexo para o mundo dos adultos, para  explicar para uma criança como atuar em momentos como esses e se proteger é mais complicaco ainda, por isso este livro escrito por Odívia Barros veio como grande ajuda.

Descrição:

Adriana é uma menina triste que tem um segredo segredíssimo. A sorte dela é que sua amiga Alice é muito esperta, e ao saber do segredo dá a Adriana um conselho conselhíssimo. Adriana segue o conselho e sua vida muda para melhor. Livro infantil polêmico e inovador, já avaliado por educadores, e que vai dar o que falar. A autora toca delicadamente – mas com firmeza – na questão do abuso infantil. Destinado à educação infantil nas escolas públicas e privadas.

Obs.: A autora, em entrevista para o Estado de São Paulo (História singela para um tema difícil), recomenda esta leitura para crianças a partir de 5 anos!

Vale a pena!!!