É muito comum encontrar escolas e pais que não
sabem o quê fazer com aquele aluno ou filho que tem uma certa dificuldade para
aprender os conceitos das aulas. Grande parte das instituições de ensino,
sobretudo as escolas da rede publica ,não contam com serviços de psicologos ou
psicopedagogos para auxiliar esses individuos.
Em um primeiro momento, podemos analisar
superficialmente o problema de aprendizagem como uma dificuldade em absorver
informação. Os motivos são multifatoriais. Pode ser desde um problema de visão
simples de se corrigir com o uso de óculos ,como pode ser mais complicado como
a Dislexia necessitando tratamento psicologico, psicopedagógico e dependendo do
caso medicamentoso.
Ao se fazer referência às dificuldades de
aprendizagem não se pode perder de vista a presença de distorções inerentes ao
próprio sistema educacional e às influências ambientais que funcionam como
contexto para as manifestações comportamentais e as peculiaridades do indivíduo
que pode apresentar, no sistema escolar, o sintoma de não aprender (Linhares,
1998; Marturano, Linhares & Parreira, 1993).
As escolas ou qualquer outra instituição de ensino
tendem a estigmatizar o aluno que esta tendo baixo rendimento, supondo que é um
problema do proprio aluno. Hoje com os avanços da Psicologia da Educação,
sabemos que o Ambiente tem muita importancia. Grande parte das escolas tendem a
ignorar o problema, colocando no aluno toda a culpa por seu baixo desempenho,
encaminhando o para psicologos que acabam não achando nada errado. Quando se
faz uma caracterização do Ambiente, entendemos claramente os motivos dos
problemas de aprendizagem que a instituição atribuiu unicamente ao aluno.
Ao constatar individuos com problemas de
aprendizagem, é importante verificar qual é o ambiente que esse individuo esta
inserido. Ele tem todos os materiais apropriados para aprender ? Essa pessoa
possui algum problema emocional ou organico que a impedem de fixar atenção nas disciplinas
? Sera que esse ambiente é favoravel ao aprendizado?
Enfim, existem inumeras questões antes de
colocarmos a culpa no aluno. Analisando grande parte dos casos que chegam aos
consultorios dos psicologos, entendemos que grande parte do problema esta no
ambiente e não no individuo. Existem formas de ensino que são mais eficientes
para transmitir conhecimento. Uma dessas propostas é a Abordagem
Comportamental.
Se você esta tendo dificuldades em entender os
conceitos da sua escola, faculdade ou trabalho, pare uns minutos por dia.
Comece a pensar em como é o seu ambiente de trabalho, como é o seu ambiente na
faculdade ou na escola. É um ambiente acolhedor ? Aconchegante ? Iluminado ? Os
professores parecem animados ao ensinar? Como esta a sua vida ? Esta muito
ansioso ? Um periodo de mudanças ou mesmo de Stress com algo?
Caro leitor, o problema de aprendizagem não é uma
sentença, muito pelo contrario, definindo as causas reforçadoras para o não
aprender, podemos planejar estrategias de intervenção eficientes para a mudança
comportamental do não aprender.Claro que dependendo do caso é sempre
recomendado procurar um Psicologo qualificado para discutir as questões que o
perturbam e restalebecer seu foco.
Alguns problemas são especialmente dificeis de se
resolver sozinho, nesses casos é muito importante que um psicologo seja
consultado. As vezes o problema é mais facil de se resolver do que se pensa.O
importante é que você o resolva e alcance todos os seus objetivos.
Por : Marcelo C. Souza
Fonte: Psicologia e
Ciencia
2 comentários:
Os problemas para aprender surgem de varias partes que tem que ver com diferentes oganos do corpo.
Minha filha, por exemplo, tinha problemas na visão e compramos oculos infantil porque esse era o seu problema, e não algo psicológico, senão físico.
Por isso a necessidade de sempre verificar o fisiológico para depois pensarmos em algo psicológico. :)
Postar um comentário